EDC, EDT, EDP e Parfum – Você já ouviu falar dessa nomenclatura?
Olá, hoje trago esse tema mais técnico em uma linguagem leve. Apesar de eu já ter abordado o tema algumas vezes, ainda me perguntam e acredito ser pertinente falar novamente.
Vamos lá!
Da origem dos termos Eau de Cologne, Eau de Toilette e Eau de Parfum, vinha a regra de uma mesma essência em concentrações diferentes, em quantidades diferentes e por isso cada um tinha a sua ocasião de uso:
Eau de Cologne – Era para ser usado logo pela manhã, ou mesmo, quando se fosse passar o dia em casa já que apresenta uma concentra de essência mais baixa, de até 5% de essência.
Eau de Toilette – Este já foi formulado para trazer uma perfumação mais presente durante o dia. Tem sua concentração entre 6% e 15%. Muito usado por quem fosse sair de casa para trabalhar ou passar o dia na rua. Relacionado com atividades fora de casa que precisam mais intensidade olfativa.
Eau de Parfum – Aqui já temos a concentração que varia entre 16% e 20%. Adequada para começar no “soirée”, no início da noite e perdura. A concentração de essência aqui pode chegar perto de 1/4 da fórmula do perfume.
Parfum – Acima de 20% de essência. Aquele perfume que deve ser usado em ocasiões especiais e para ser sentido por pessoas mais íntimas.
Ainda surgiram muitas versões como Legére, Lumière, Light, Fraîche entre outras. Eu, considero essas novas nomenclaturas, formas mais marqueteiras de falar dos tradicionais termos que abordei acima, pois não há um entendimento claro o quanto esses nomes estão ligados diretamente à concertação, ou ao estilo olfativo da fragrância, ou até ocasião de uso.
Vale ressaltar que não há uma regra fixa e que vocês poderão achar pequenas variações nos percentuais em outras literaturas.
Hoje em dia a situação é um pouco diferente, pois além da concentração EDT, EDP, por exemplo, cada perfume ainda poder apresentar algumas adaptações nas suas essências; ou seja, serem olfativamente diferentes entre si.
Como é caso na famosa linha de perfumes: Sauvage de Christian Dior, na qual o perfumista da casa Dior François Demachy, enaltece uma faceta diferente da essência. Hoje são três opções: Sauvage EDT, EDP e Parfum.
Ah e muito importante: concentração sozinha não significa que um perfume vai obrigatoriamente ser mais forte ou mais fraco, existem outros fatores como: família olfativa, escolha de matérias-primas e mais, que influenciam diretamente nessa análise.
Espero que vocês tenham gostado do assunto e me contém o que vocês acharam desta informação.
Um beijo perfumado!